Iphones

Facebook reconhece que câmera do celular liga sozinha com aplicativo

Foto: Divulgação

Um usuário do Facebook nos Estados Unidos descobriu uma falha de segurança no aplicativo para Iphones da rede social Facebook. Em sua conta no Twitter, o web designer Joshua Maddux gravou um vídeo em que mostra que quando o app é aberto nos aparelhos, a câmera dos celulares da marca liga de maneira automática.

“Achei um problema de privacidade e segurança no Facebook. Quando o aplicativo é aberto ele usa ativamente a câmera. Achei um bug que te deixa ver a câmera atrás de seu feed. Note a imagem apontada para o carpete”, diz Maddux em seu post, mostrando o vídeo gravado pelo seu aparelho.

Segundo informações do blog da jornalista Madeleine Lacsko, da Gazeta do Povo, o Facebook foi consultado sobre o problema, e admitiu o erro. Conforme a empresa, que pede ‘tranquilidade’ aos usuários, nenhuma foto ou vídeo foi coletada indevidamente, mesmo com as câmeras de todos os Iphones disparando automaticamente ao abrir o aplicativo.

O problema, de acordo com o Facebook, é causado por um bug da última atualização do Facebook para iOS. Uma correção será enviada à Apple para interromper o uso das câmeras de maneira automática. Enquanto isso, a empresa recomenda para o usuário que desabilite o uso da câmera do telefone.

Aprovada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados só entra em vigor no Brasil a partir de 2020.

As informações são do blog da jornalista Madeleine Lacsko, da Gazeta do Povo.

Em entrevista exclusiva, Sérgio Moro fala sobre Lula, STF e o futuro da Lava Jato