Explosão mata oito milicianos anti-Taleban no Paquistão

Uma bomba detonada por controle remoto explodiu nesta quinta-feira (6) durante um encontro de líderes tribais contrários aos militantes do Taleban e Al-Qaeda, matando oito pessoas e ferindo 45, na província de Bajur, região noroeste do Paquistão. Com o apoio do governo, essas milícias têm enfrentado insurgentes ao longo da região fronteiriça com o Afeganistão.

Os membros da tribo Salarzai se preparavam para um ataque contra um esconderijo dos militantes quando a explosão ocorreu, revelou Iqbal Khattak, um funcionário do governo. Um funcionário do hospital de Khar, principal cidade de Bajur, disse que oito pessoas morreram e 24 dos 45 feridos estavam em estado grave.

O Paquistão lançou uma grande ofensiva contra os militantes há três meses, com a intenção de desmantelar um Estado paralelo do Taleban na região. O Exército alega ter matado perto de 1.500 insurgentes. Pelo menos 73 soldados e 95 civis também morreram. Os Estados Unidos afirmam que o noroeste paquistanês é usado como base para ataques no território afegão contra forças locais e estrangeiras.