Explosão de mina deixa ao menos 10 mortos

Pelo menos dez pessoas morreram após a explosão de uma mina terrestre hoje no distrito de Dehrawud, no sul do Afeganistão. Segundo as autoridades locais, a explosão aconteceu por volta das 10h30 locais (4h em Brasília) quando o carro em que estavam os civis mortos, que voltavam de uma peregrinação a Meca, passou por cima da mina em uma estrada da Província de Uruzgan.

Outras oito pessoas ficaram feridas. A ação não foi reivindicada por nenhum grupo terrorista, embora esse tipo de ação seja geralmente feita pelo grupo Taleban, que enfrenta o governo local para tomar o controle do país.

As ações dos insurgentes se intensificaram neste ano, especialmente com atentados a bomba e ataques de militantes infiltrados nas Forças Armadas. O grupo combate as forças locais e as tropas internacionais da Otan que ainda estão instaladas no país.

A previsão é que as tropas ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, saiam do país até 2014, passando o comando das operações para os afegãos. No entanto, há a incerteza de que as forças locais consigam manter a calma na região após a retirada da Otan.

Voltar ao topo