Explosão de gás deixa 7 mortos em mina na China

Sete trabalhadores morreram na China devido a uma explosão de gás em uma mina de carvão na província central de Hunan, informou neste domingo a agência oficial de notícias “Xinhua”.

O acidente surpreendeu os mineiros por volta das 6h45 de domingo pelo horário local (17h45 de sábado de Brasília), quando perfuravam uma mina de carvão na cidade de Lianyun, onde 39 mineiros conseguiram se salvar.

A mina Xiangzhong, palco da tragédia, tem capacidade de produção anual de 50 mil toneladas de carvão.

Num outro acidente, também na província de Hunan, três mineiros foram resgatados após passar mais de três dias soterrados em uma mina de carvão que ficou inundada, indicou a agência “Xinhua”. Treze trabalhadores ainda estão debaixo da terra. Suspeita-se que pelo menos cinco deles tenham morrido e vários estejam feridos.

A inundação na mina ocorreu na quarta-feira passada quando 40 trabalhadores estavam na jazida, 24 dos quais conseguiram escapar. No entanto, o acidente não foi revelado pelo governo local até quinta-feira, o que retardou o início dos trabalhos de resgate quase 12 horas, ressaltou a “Xinhua”.

Anualmente, mais de 3 mil trabalhadores morrem nas minas chinesas, especialmente nas dedicadas à extração de carvão, principal fonte de energia da segunda maior economia mundial.

Voltar ao topo