Explosão de carro-bomba deixa seis mortos no Afeganistão

Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira (12) perto de um escritório do governo afegão durante um encontro da Assembléia Legislativa, em Kandahar. O atentado deixou pelo menos seis mortos e 42 feridos, segundo Rahmatullah Raufi, governador da província de Kandahar. O ataque, além de atingir o edifício da assembléia, danificou duas casas e também escritórios do serviço de espionagem. Entre as vítimas havia dois funcionários do serviço de inteligência, um policial e três civis.

O policial Ezatullah Khan disse que a explosão foi causada por um carro-bomba, porém não se tratou de um ataque suicida. No sul do país, Kandahar foi um bastião do Taleban. O atentado ocorreu enquanto a Assembléia Legislativa local ouvia reclamações dos cidadãos. Dois deputados provinciais ficaram feridos.

Ácido

Horas antes, também em Kandahar, dois homens em uma motocicleta jogaram ácido sobre seis meninas que iam para a escola. Duas delas foram hospitalizadas com graves queimaduras, segundo a médica Sharifa Siddiqi.

O governo afegão condenou o ataque às jovens, caracterizando-os como “não islâmicos” e perpetrados por “inimigos do país”, uma referência usual aos militantes do Taleban. “Com essas ações eles não podem impedir que seis milhões de crianças vão para a escola.” Um porta-voz do Taleban negou envolvimento do grupo nesse ataque.

As garotas não podiam freqüentar escolas durante o regime linha-dura do Taleban no país, entre 1996 e 2001. Também era proibido que as mulheres saíssem de casa sem a companhia de um parente homem.

Execução

Também nesta quarta, a União Européia pediu que o Afeganistão pare de executar prisioneiros. O governo afegão retomou a prática no dia 8. A ONU também já criticou a iniciativa, alegando que o país não tem um sistema judiciário capaz de garantir um devido processo legal e um julgamento justo.