Explosão atinge oleoduto iraniano no Arabistão

Uma explosão atingiu um oleoduto na província iraniana do Arabistão, no sudoeste do pais, provocando um incêndio que os bombeiros levaram horas para apagar na manhã desta sexta-feira, informaram as agências de notícias do Irã. O porta-voz da petrolífera iraniana, Abdohossein Rezaeizadeh, disse que as causas da explosão e do incêndio estão sob investigação. Não existem informações sobre feridos e vítimas.

A agência de notícias paraestatal Mehr disse que a explosão ocorreu ao redor das 1h30 da madrugada de hoje, perto de Susa, 700 quilômetros ao sudoeste de Teerã. As chamas subiram 40 metros nos céus, informou a matéria. O oleoduto transporta 4 mil barris diários para a refinaria de Ahvaz, 100 quilômetros ao sul da explosão. Os oleodutos e gasodutos iranianos têm sido atingidos por uma série de explosões nos últimos meses, mas raramente as autoridades explicam as causas dos incidentes.

Muitos dos oleodutos e gasodutos são antigos e não possuem manutenção adequada. Contudo, também acontecem casos de sabotagem e atentados. Na semana passada, uma explosão atingiu o principal gasoduto do Irã à Turquia. As autoridades culparam insurgentes curdos iranianos pelo ataque.

As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo