Exércitos de Israel e Líbano trocam tiros na fronteira

Soldados libaneses e israelenses entraram em confronto na fronteira entre os dois países, disparando tiros e foguetes que deixaram feridos dos dois lados, informaram militares e funcionários de segurança à agência France Presse. “Os israelenses dispararam seus foguetes perto de uma posição do Exército libanês na vila de Adaysseh, e o Exército libanês disparou de volta”, contou um oficial de segurança da área à AFP, acrescentando que duas casas ficaram danificas pelos foguetes disparados. Segundo ele, um soldado e um civil libaneses ficaram feridos.

Uma fonte militar israelense confirmou os confrontos e disse que houve troca de fogo entre tropas israelenses e libanesas perto do kibutz Misgav Am, localizado do outro lado da fronteira com Adaysseh. Vários soldados israelenses ficaram feridos, um deles com gravidade, segundo oficiais de segurança. Um porta-voz do Exército libanês disse que os confrontos tiveram início depois que soldados israelenses tentaram arrancar uma árvore do lado libanês da fronteira, que é separada por cercas. “Os israelenses começaram a disparar e nós respondemos”, disse ele.

Um correspondente da AFP em Adaysseh disse que um contingente indonésio que integra as forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano tentou sem sucesso acalmar a situação antes do início dos disparos. Ambulâncias foram rapidamente para a vila, enquanto moradores entravam em pânico e muitos fugiam. Aparentemente, os israelenses tentaram arrancar a árvore com um trator porque ela atrapalhava a visão. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo