Exército Sírio retoma controle de cidade rebelde

Tropas do exército sírio retomaram neste sábado o controle da maior parte da cidade de Rastan, na região central do país, após cinco dias de intensos confrontos com forças contrárias ao governo.

Segundo Rami Abdul-Rahman, chefe do Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, vários soldados do exército desertaram e se juntaram aos insurgentes em Rastan. Abdul-Rahman disse que este foi um dos confrontos mais violentos desde o início dos protestos contra o presidente Bashar Assad, há seis meses.

Há temores de que as deserções e o número cada vez maior de manifestantes armados levem o país a uma guerra civil.

Os protestos contra o regime de Assad tiveram início em março, com marchas pacíficas realizadas por pessoas desarmadas. A repressão violenta do governo não conseguiu impedir que os manifestantes continuassem saindo às ruas desde então. O confronto em Rastan teve início com um ataque de forças leais a Assad na terça-feira.

O governo sírio proibiu o trabalho de jornalistas estrangeiros no país e impõe duras restrições à cobertura da mídia local, o que dificulta a verificação dos fatos. A Organização das Nações Unidas diz que cerca de 2.700 pessoas já morreram por causa da repressão do governo contra as manifestações. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.