Ex-primeiro-ministro da Índia, I.K. Gujral morre aos 93 anos

O ex-primeiro-ministro da Índia Inder Kumar Gujral morreu nesta sexta-feira, aos 93 anos de idade, em um hospital de Nova Délhi vítima de uma infecção pulmonar, informou a imprensa local.

Gujral foi ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões e, posteriormente, também foi primeiro-ministro de um governo em minoria na década de 1990, que, politicamente, foi uma das mais turbulentas desde a independência da Índia, obtida das mãos britânicas em 1947.

Na atualidade, Gujral estava afastado da política, mas seguia sendo respeitado pelos diferentes partidos do país. Recentemente, o ex-político chegou a publicar um livro com suas memórias, intitulado “Matters of Discretion” (Questões de discrição).

Gujral se tornou primeiro-ministro da Índia no ano de 1997, fruto de um desacordo entre partidos – a Frente Unida e o Partido do Congresso -, que derivou na queda de seu antecessor, H.D. Dewe Gouda.

Seu principal legado, no entanto, é o que deixou à frente do Ministério das Relações Exteriores, onde firmou a chamada “doutrina Gujral”, que guiou durante uma década as relações internacionais de seu país.

Gujral se baseava na premissa que a estatura regional da Índia estava diretamente relacionada com a qualidade da relação que mantinha com seus vizinhos, o que repercutiu em uma tentativa de melhorar as relações com o Paquistão, um tradicional rival.

Com este raciocínio, Gujral decidiu desativar a capacidade indiana para lançar ataques encobertos contra grupos terroristas caxemirianos em solo paquistanês. No entanto, uma série de ataques armados perpetrados por estes grupos puseram fim na doutrina.

Voltar ao topo