O ex-primeiro-ministro de Kosovo Ramush Haradinaj enfrenta a possibilidade de ser extraditado para a Sérvia por supostos crimes de guerra, depois de ter sido detido em um aeroporto francês.

continua após a publicidade

Um tribunal de Colmar, no leste da França, vai decidir hoje se mantém Haradinaj sob custódia para um eventual processo de extradição ou se o libertará sob supervisão judicial, segundo uma oficial da corte.

continua após a publicidade

Numa data futura, ainda não especificada, o tribunal decidirá sobre o pedido de extradição.

continua após a publicidade

Haradinaj, um ex-guerrilheiro que atuou na guerra de Kosovo pela independência da Sérvia, em 1998 e 1999, foi detido ontem.

O ex-premiê foi absolvido de crimes de guerra em dois longos julgamentos de um tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Sérvia, porém, acusa Haradinaj de crimes que incluem sequestros, tortura e assassinatos de civis sérvios na época em que ele atuava como líder rebelde no oeste de Kosovo.

França e a maioria dos países europeus reconheceram a independência de Kosovo após a secessão da Sérvia em 2008. Os sérvios, no entanto, rejeitam a autonomia do território. Fonte: Associated Press.