Ex-policial sérvio é condenado a sete anos de prisão

Uma funcionária da União Europeia (UE) disse hoje que um ex-policial sérvio, Vukmir Cvetkovic, foi condenado por crimes de guerra a uma sentença de sete anos de prisão. Cvetkovic foi condenado por ter expulso uma família de albaneses étnicos de casa no Kosovo, em março de 1999, e ter queimado a habitação.

A expulsão e destruição do imóvel ocorreram alguns dias após forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) terem lançado seus bombardeios contra a Sérvia, com o objetivo de forçar os sérvios a suspenderem sua brutal onda de repressão contra os albaneses no Kosovo. A porta-voz da UE disse que o painel de dois juízes internacionais e de um juiz kosovar emitiu o veredicto e a sentença.

Cerca de 800 mil albaneses étnicos foram expulsos do Kosovo e tiveram que se refugiar temporariamente na Albânia e na Macedônia, no final de 1998 e em 1999, após os sérvios terem lançado uma campanha para expulsá-los da província. As informações são da Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.