Ex-ministro grego é condenado a 20 anos de prisão

Um tribunal de Atenas condenou o ex-ministro da Defesa Akis Tsochadzopoulos a 20 anos de prisão por lavagem de dinheiro após um julgamento que durou cinco meses. Figura proeminente nos governos socialistas anteriores e membro do partido socialista Pasok, Akis Tsochadzopoulos foi considerado culpado nesta segunda-feira junto com 16 dos 18 réus, incluindo sua esposa, ex-esposa e filha.

O ex-ministro negou as acusações e acusou os promotores e terem conduzido um julgamento motivado pela política. Tsochadzopoulos passou quase um ano e meio detido em prisão preventiva à espera do julgamento, assim como sua esposa, filha e outras pessoas próximas.

A mulher e filha de Tsochadzopoulos foram condenadas a 12 anos de prisão, sua ex-esposa e primo foram sentenciados a seis anos de prisão. Os outros acusados foram condenados a penas que variam de seis a 16 anos na prisão.

Mais da metade dos acusados vai aguardar em liberdade os pedidos de apelação, decisão que não vale para Tsochadzopoulos, sua esposa e filha.

Em abril, um tribunal havia condenado Tsochadzopoulos, de 73 anos, a oito anos de prisão por apresentar falsas declarações de renda. O tribunal também havia ordenado o confisco de sua casa no centro de Atenas e impôs uma multa de 520 mil euros (US$ 706,8 mil). O caso refere-se a corrupção na compra de equipamentos militares. Fonte: Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.