Ex-executivo da indústria deve ser novo chefe da Igreja Anglicana

O bispo da região de Durham, Justin Welby, 56, deve ser anunciado amanhã como o novo arcebispo de Canterbury, cargo máximo da Igreja Anglicana.
Welby substituirá o atual arcebispo, Rowan Williams, que deixa o cargo no fim de 2012.

A sua nomeação confirma as expectativas na imprensa britânica.
O próximo arcebispo de Canterbury estudou em Cambridge e iniciou sua carreira na indústria petrolífera, trabalhando para a companhia francesa Elf e em seguida para o grupo Enterprise Oil.

Welby tornou-se clérigo apenas nos anos 1990, mas teve rápida ascensão na Igreja Anglicana. Tornou-se deão de Liverpool em 2007 e em novembro passado chegou ao posto de bispo.

Com experiência em negócios, foi escolhido para participar de uma comissão parlamentar instaurada neste ano para averiguar os padrões éticos das instituições bancárias do Reino Unido.

Ele se tornará o 105º arcebispo de Canterbury. Williams, prestes a deixar o cargo, recomendou que tenha profundo interesse pela mídia. Em Auckland, afirmou que o sucessor deve rezar “com uma Bíblia em uma das mãos e um jornal na outra”.

O atual arcebispo espera aprovar ainda durante este mês a possibilidade de mulheres se tornarem bispas na Igreja Anglicana, uma das propostas mais polêmicas de seu período como líder religioso.

Voltar ao topo