Em uma reunião com uma delegação de deputados brasileiros, o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, afimou que o ex-candidato à presidência e empresário Daniel Scioli será o futuro embaixador argentino no Brasil.

continua após a publicidade

Ex-vice-presidente da Argentina (2003-2007) e ex-governador da Província de Buenos Aires (2007-2015), Scioli concorreu à presidência em 2015 quando foi derrotado pelo atual presidente Mauricio Macri.

No mesmo encontro, Fernández afirmou que Felipe Solá será o seu ministro das Relações Exteriores.

A comitiva brasileira foi liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

continua após a publicidade

Na reunião, o presidente eleito enviou uma mensagem ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pedindo que os deputados transmitissem seu “respeito e apreciação” a ele.

Ele explicou que escolher Scioli como embaixador, alguém que ele valoriza muito, era sua primeira decisão com relação ao Brasil. “Se nos respeitarmos, conviver será mais fácil.”

continua após a publicidade

“Temos um destino em comum, temos de cuidar que nenhuma conjuntura altere nossa relação: o Brasil é um irmão com outro idioma”, disse Fernández.

Para o presidente eleito, a integração regional é a melhor ferramenta para enfrentar a globalização e questões como o anúncio do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas ao aço do Brasil e da Argentina.

Fernández e Bolsonaro têm tido uma relação tumultuada e o presidente brasileiro chegou a lamentar o resultado que deu a vitória ao argentino no fim de outubro, acrescentando que não o cumprimentaria e nem iria à sua posse.

Bolsonaro também ficou incomodado com uma imagem publicada por Fernández, horas antes do resultado, no dia 27 de outubro, em defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época estava preso no âmbito da Operação Lava Jato.