O presidente do Haiti, Michel Martelly, nomeou nesta quinta-feira Garry Conille como primeiro-ministro do país caribenho, informou o presidente da Câmara dos Deputados, Saurel Jacinthe. Conille foi assessor especial do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

continua após a publicidade

Conille é considerado um experiente colaborador em casos de desastre e trabalhava para as Nações Unidas desde 1999. Após o terremoto no Haiti no começo do ano passado, Conille foi chefe do escritório de Clinton, que então trabalhou como enviado especial das Nações Unidas para o Haiti.

O governo do Haiti estava sem primeiro-ministro desde que Martelly assumiu o cargo de presidente em maio e os esforços para reconstruir o país estavam suspensos. Os parlamentares haitianos rechaçaram as duas primeiras escolhas de Martelly para o cargo de premiê.

Conille possui mestrado na Universidade da Carolina do Norte e doutorado pela Universidade Estatal do Haiti. Ele começou sua carreira nas Nações Unidas em 1999, trabalhou na Etiópia e, até junho deste ano, no Níger.

continua após a publicidade

As informações são da Associated Press.