Ex-assessor de Clinton é nomeado premiê do Haiti

O presidente do Haiti, Michel Martelly, nomeou nesta quinta-feira Garry Conille como primeiro-ministro do país caribenho, informou o presidente da Câmara dos Deputados, Saurel Jacinthe. Conille foi assessor especial do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Conille é considerado um experiente colaborador em casos de desastre e trabalhava para as Nações Unidas desde 1999. Após o terremoto no Haiti no começo do ano passado, Conille foi chefe do escritório de Clinton, que então trabalhou como enviado especial das Nações Unidas para o Haiti.

O governo do Haiti estava sem primeiro-ministro desde que Martelly assumiu o cargo de presidente em maio e os esforços para reconstruir o país estavam suspensos. Os parlamentares haitianos rechaçaram as duas primeiras escolhas de Martelly para o cargo de premiê.

Conille possui mestrado na Universidade da Carolina do Norte e doutorado pela Universidade Estatal do Haiti. Ele começou sua carreira nas Nações Unidas em 1999, trabalhou na Etiópia e, até junho deste ano, no Níger.

As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo