Ex-agente da CIA é preso por vazar informações secretas

Um ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos foi detido hoje sob acusação de vazar informações classificadas do governo norte-americano sobre o programa nuclear secreto de um país para um repórter, informou o Departamento de Justiça. Jeffrey Alexander Sterling, de 43 anos, foi detido em Saint Louis, no Estado de Missouri, sob dez acusações, que incluem fraude em correio eletrônico e revelar informações da defesa nacional.

A acusação afirma que Sterling roubou documentos classificados e passou as informações a um jornalista no começo de 2003 envolvido com “uma possível matéria de jornal”, e mais tarde com um livro, em janeiro de 2006, disse o Departamento de Justiça.

Embora o órgão não tenha nomeado o país em questão ou o “jornal de circulação nacional”, as datas e detalhes do caso sugerem que a história pode estar relacionada a James Risen, um repórter do New York Times.

Risen foi intimado em abril de 2010 a comparecer ante um tribunal para revelar suas fontes de um capítulo do livro que escreveu, “State of War: The Secret History of the CIA and the Bush Administration” (O Estado da Guerra: A História Secreta da CIA e da Administração Bush, em tradução livre). Ele recusou-se a revelar as fontes.

Sterling poderá enfrentar dez anos de prisão se for condenado, além de 20 anos por fraude em correio eletrônico. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo