Evo espera fechar acordo com opositores na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e seus opositores discutiam nesta quinta-feira (25) se firmavam ou não um acordo básico que permita avançar o processo de reconciliação nacional. O tom da reunião era de um aparente otimismo. “O presidente espera que hoje já se possa chegar a um acordo”, disse o porta-voz presidencial Iván Canelas, em uma entrevista à rádio estatal Patria Nueva.

Morales insiste em um acordo global sobre a autonomia regional, reivindicada pelos governadores oposicionistas, em troca do apoio à ratificação em referendo do projeto constitucional promovido pelo governo.

Mas o porta-voz dos opositores, o governador de Tarija, Mario Cossío, disse que o acordo pode demorar um pouco mais. O enviado da Organização dos Estados Americanos (OEA), Dante Caputo, disse esperar “sinais formais” das duas partes.

Morales chegou na madrugada desta quinta de Nova York, onde participou da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas e de um encontro com colegas da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Na reunião foi decidido que uma comissão da Unasul investigará as mortes ocorridas no departamento (Estado) de Pando. No total, 15 pessoas morreram no início do mês, durante o auge dos conflitos na Bolívia entre governo e oposição.