Europa é atingida por onda de frio e nevascas

Mais de um quarto dos cerca de 1.200 voos programados no aeroporto de Frankfurt foram cancelados devido a nevascas hoje (09). Segundo autoridades do aeroporto, 377 voos permaneceram no chão até as 18h (no horário local), a maioria dos quais eram serviços domésticos.

Operações para Nova York e Washington, contudo, também foram afetadas. Com temperaturas abaixo de -20ºC em algumas partes do país, o serviço ferroviário alemão também reduziu a velocidade máxima das composições para diminuir as chances de acidente, causando atrasos e cancelamentos.

A onda de frio que atinge a Europa também é motivo de preocupação para o setor energético alemão, já que as células de energia solar não são capazes de gerar energia, ao mesmo tempo em que há maior demanda por eletricidade devido aos sistemas de aquecimento. Cerca de 20% da matriz energética alemã é constituída por fontes renováveis.

Balcãs

Duas pessoas morreram devido às temperaturas congelantes no norte da Sérvia, disseram autoridades hoje,e centenas de sérvios tiveram de ser resgatados de seus veículos depois que uma forte nevasca com ventos atingiu o país no fim de semana.

Autoridades do país impuseram um estado de emergência em várias cidades e proibiram o tráfego de carga pesada em todo o território nacional na tentativa de manter as estradas abertas.

Nevascas também atingiram a Croácia no fim de semana, onde uma pessoa congelou até a morte na cidade de Korenica, relatou o jornal Jatarnji List hoje em seu site neste domingo, citando a polícia. Autoridades advertiram os croatas a não viajar, a menos que fosse absolutamente necessário.

Voltar ao topo