EUA veem ‘oportunidade’ em retomada do diálogo com Irã

O governo dos Estados Unidos disse estar encorajado pela decisão do Irã de retomar as conversações multilaterais em torno de seu controverso programa nuclear, disse hoje a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. O diálogo deve ocorrer na próxima semana, em Genebra.

“Nós estamos encorajados com o fato de que o Irã concordou em se encontrar em Genebra na semana que vem”, disse Hillary, nos intervalos de um encontro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, em Astana, capital do Casaquistão. “Esta é uma oportunidade para o Irã ir à mesa de negociações e discutir os assuntos que são de preocupação da comunidade internacional, em primeiro lugar, e sobretudo o programa nuclear deles.”

Após meses de impasse, o diálogo será retomado nos dias 6 e 7, anunciou ontem o escritório da chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton. As potências lideradas por Washington temem que o Irã busque secretamente armas nucleares. Teerã afirma, porém, ter interesses apenas pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Dow Jones.