EUA: suspeito de atirar na Casa Branca irá a tribunal

Um homem vestido de preto e obcecado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dirigiu seu carro até a Casa Branca numa noite, apontou um rifle contra a mansão e fez vários disparos, atingindo uma janela na ala do prédio onde vive a família presidencial, disseram as autoridades nesta quinta-feira. Obama estava no Havaí quando ocorreu o ataque. O suspeito descrito pelos policiais como um obcecado, Oscar Ramiro Ortega Hernández, de 21 anos, foi detido pela polícia na Pensilvânia e será levado hoje a um tribunal em Pittsburgh.

O serviço secreto americano encontrou dois projéteis deflagrados na Casa Branca. Ortega Hernández foi capturado na quarta-feira em um hotel na Pensilvânia, após quatro dias de buscas. Ortega Hernández deverá ser levado nesta quinta-feira a um tribunal federal em Pittsburgh e muitas perguntas permanecem sobre o ataque que ele pode ter feito à Casa Branca.

A Casa Branca não quis comentar o incidente. Dois funcionários do governo, que falaram sob anonimato, dizem que existem vários sinais de que o jovem está obcecado com Obama e a Casa Branca. Ortega Hernández disparou os tiros com um rifle na noite da sexta-feira passada. Uma das balas teve sua trajetória cortada pelo vidro blindado. A janela atingida é a do Salão Oval Amarelo, bem no meio da ala onde vive a família presidencial.

A investigação acredita que Ortega Hernández disparou seu rifle apoiado na janela do carro e depois fugiu em alta velocidade. Não é a primeira vez que a Casa Branca é alvo de um ataque. Nos últimos 40 anos, a mansão foi ameaçada algumas vezes. Em 1974, um homem roubou um helicóptero e pousou o aparelho no gramado da mansão. Em 1984, uma pessoa provocou um tiroteio na calçada em frente ao prédio. E apenas em 1994, ocorreram cinco ataques ou tentativas de ataques. No pior deles, um homem disparou 29 tiros de uma semiautomática contra a Casa Branca, acertando 11 disparos no prédio.

As informações são da Associated Press.