EUA querem proibir que operadores de trem usem celular

O principal órgão regulador da segurança dos trens nos Estados Unidos informou que buscará uma ordem de emergência para proibir operadores de trem de utilizarem telefones celulares. Investigadores federais analisam se o maquinista de um trem de passageiros estava enviando mensagens de texto antes de uma colisão de trens que matou 25 pessoas na sexta-feira (12).

O presidente da Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, Michael Peevey, disse que algumas operadoras de trem possuem políticas de proibição de uso de celulares. Porém essas medidas são amplamente ignoradas. “Essa ordem será convertida em lei e perseguiremos a quem descumpri-la. Devemos isso ao público”, afirmou Peevey.

O acidente entre um trem de passageiros e uma composição de carga foi o mais grave dos últimos 15 anos nos EUA. A empresa proprietária do trem de passageiros, a Metrolink, culpa o maquinista por não ter respeitado os sinais para parar o trem. Ontem, investigadores determinaram que os semáforos estavam em funcionamento na hora do acidente.