EUA não devem deixar Afeganistão em 2011, diz general

O conselheiro de segurança do presidente Barack Obama, James Jones, disse hoje que os Estados Unidos não irão retirar todas as forças militares dos Afeganistão em 2011. “Nós estamos lá para assegurar que o Afeganistão tenha sucesso”, disse Jones, um general aposentado. Segundo ele, os Estados Unidos continuarão na região por um longo tempo.

Jones disse que o retorno planejada será gradual e terá um efeito muito positivo. “2011 não é um penhasco, é uma rampa. Será quando veremos um progresso muito visível e seremos capazes de fazer uma mudança”, explica. Jones não especificou quanto tempo a retirada irá durar.

Obama anunciou na semana passada que vai enviar pelo menos 30 mil soldados extras para o Afeganistão com um plano de iniciar a retirada em julho de 2011 em um esforço para reverter os ganhos feitos pelo Taleban e ajudar a impulsionar o governo de Cabul.

 

Muitos republicanos criticaram seu anúncio de uma agenda para retirada, dizendo que isto é arbitrário e que poderia beneficiar os inimigos norte-americanos ao indicar quando tempo eles terão que esperar antes dos americanos partirem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.