O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou esta segunda-feira que está na hora de o Irã decidir se quer fazer um acordo nuclear com o Ocidente ou não. Segundo ele, o governo não vê razões para estender mais uma vez as negociações, que preveem um acordo sobre as diretrizes básicas do plano já no mês que vem.

continua após a publicidade

“Estamos em um momento em que precisamos tomar uma decisão”, disse. “O Irã tem a vontade e o desejo político de chega a um acordo?.”

Oficiais iranianos indicaram no domingo que querem cooperar com as negociações. “Esta é a oportunidade para isso, e precisamos aproveitá-la”, disse o ministro de Relações Exteriores, Javad Zarif, em uma reunião com diplomatas no domingo. Ele também acrescentou que um adiamento não é do interesse de ninguém.

Em entrevista coletiva feita ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, que visita o país, Obama ainda afirmou ter um ponto de vista “bastante diferente” sobre as negociações que a do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele também reiterou que não deve se encontrar com o líder judeu em sua visita ao Congresso, que deve acontecer nas próximas semanas.

continua após a publicidade

Há cerca de um mês das eleições gerais em Israel, Netanyahu foi convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, a fazer um discurso em um evento conjunto das duas casas. Boehner desprezou o protocolo ao não negociar a vinda de um líder de Estado com a Casa Branca, o que levou o Executivo a decidir por não fazer um encontro.

“Por mais que eu ame a Merkel, se ela estivesse a duas semanas de uma eleição, ela não receberia um convite da Casa Branca”, afirmou Obama. “Eu também acredito que ela não pediria por um”, completou.

continua após a publicidade

A Casa Branca acredita que o primeiro-ministro irá usar a viagem para tentar influenciar o eleitor israelense nas eleições. Ela ainda teme que o discurso de Netanyahu inflame os republicanos do Congresso, que trabalham pela aprovação de novas sanções contra o Irã mesmo com a ameaça de veto de Obama.

Israel defende há muito tempo que uma Teerã dotada de armas nucleares representa um sério risco à sua própria existência e também para a paz mundial. “Um acordo ruim sobre a situação iraniana está sendo feito em Munique, e ele coloca em perigo a existência de Israel”, disse Netanyahu, em referência à reunião deste final de semana entre oficiais iranianos e norte-americanos na Alemanha. “Por isso, estou determinado a ir à Washington e expor a nossa condição ante os membros do Congresso e o povo dos EUA”, disse. Fonte: Associated Press.