Diplomatas dos EUA, Japão e Coreia do Sul concordaram neste sábado sobre a necessidade de uma resposta firme no Conselho de Segurança da ONU ao recente teste nuclear da Coreia do Norte.

continua após a publicidade

O subsecretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e os seus homólogos japoneses e sul-coreanos disseram que caso haja uma falha no envio de uma mensagem clara contra a Coreia do Norte, há o risco de novas provocações do regime de Pyongyang.

“O fracasso em tomar medidas significativas agora garante que a Coreia do Norte continue a repetir estes movimentos”, disse Blinken. “É o oposto do que nós procuramos na região.”

Os três disseram que concordaram com a necessidade da rápida adoção de uma resolução da ONU o mais forte possível. Mas eles não deram detalhes de suas conversas, dizendo que as discussões sobre uma resolução da ONU estavam em curso.

continua após a publicidade

“Se não for resolvido agora, nos próximos anos vamos ter de pagar um preço mais elevado e, portanto, precisamos de uma mensagem clara”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lim Sung-nam.

Todos os três disseram que esperavam que a China, principal aliado da Coreia do Norte e sua principal fonte de ajuda, também iria trabalhar para uma forte resolução. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade