EUA esperam salvo-conduto para extraditar Ntaganda

O subsecretário de Estado norte-americano Johnnie Carson comentou nesta quarta-feira que o governo de Ruanda ainda não concedeu salvo-conduto para que os Estados Unidos possam retirar o senhor da guerra congolês Bosco Ntaganda de sua embaixada em Kigali.

Principal diplomata dos EUA para a África, Carson disse a jornalistas durante teleconferência realizada nesta quarta-feira que Washington espera que Ruanda coopere e conceda salvo-conduto para que Ntaganda possa ser extraditado para Haia.

Ntaganda é réu em um processo de genocídio no Tribunal Penal Internacional (TPI). Na segunda-feira, Ntaganda entregou-se na Embaixada dos EUA em Kigali e teria pedido para ser extraditado e responder a julgamento.

Carson disse considerar importante que o trajeto entre a embaixada e o aeroporto de Kigali não seja “de nenhuma forma inibido”. Ele também manifestou a expectativa de que agentes do TPI a caminho de Ruanda possam entrar em Ruanda para consumar a extradição. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.