EUA e Turquia querem conferência sobre a Síria

Estados Unidos e Turquia fecharam acordo hoje (7) para convocar uma nova conferência internacional sobre a Síria o mais rapidamente possível. Após um encontro em Istambul, capital turca, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro dos Assuntos Externos turco, Ahmet Davutoglu, concordaram que é urgente voltar a reunir os “Amigos da Síria”, para adotar novas medidas de pressão contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

John Kerry comprometeu-se a discutir o assunto, nas próximas semanas, com dirigentes de outros países, sublinhando que a Turquia “pode ser chave” para a paz e a estabilidade no Oriente Médio. Kerry e Davutoglu apelaram para que se ponha um fim à guerra civil que afeta a Síria há mais de dois anos e que já causou cerca de 70 mil mortos. As autoridades da Turquia e dos Estados Unidos concordaram que a paz no país está vinculada a Bashar al-Assad abandonar o poder.

A Turquia, atualmente um país “vibrante e enérgico”, deveria normalizar as relações diplomáticas com Israel, defendeu Kerry. O chefe da diplomacia dos EUA, que chegou no sábado (6) a Istambul, prosseguirá viagem para Israel e Palestina, onde se encontrará com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino Mahmud Abbas, na segunda (8) e terça-feira (9).