O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o rei da Arábia Saudita, Salman, concordaram em aumentar o apoio às forças sírias que lutam contra os militantes do grupo extremista Estado Islâmico, enquanto esforços diplomáticos internacionais começam uma transição política em Damasco.

continua após a publicidade

“O secretário agradeceu ao rei pelo apoio da Arábia Saudita pelos esforços multilaterais para uma transição política na Síria e nós reafirmamos nosso mútuo objetivo para um país unificado, pluralista e estável para todos os sírios”, disse o porta-voz do departamento de Estado dos EUA, John Kirby, após a reunião de John Kerry com o rei saudita, realizada na noite de sábado.

Os Estados Unidos e a Arábia Sauditas irão fornecer armas e treinamento para os exércitos rebeldes que lutam na Síria.

Kerry também participou no sábado de um jantar com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Nayef, o vice-príncipe Mohammed bin Salman, e o ministro Adel al-Jubeir.

continua após a publicidade

John Kerry realiza uma série de reuniões na Europa e no Oriente Médio durante a última semana, com o objetivo de renovar as negociações internacionais sobre a questão síria, cujos conflitos duram mais de quatro anos. O secretário e o rei Salman também discutiram os conflitos no Iêmen e Líbia. Fonte: Dow Jones Newswires.