mundo

EUA dizem que Israel deu detalhes convincentes sobre esforços nucleares do Irã

São Paulo, 30/04/2018 – A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, afirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos estão cientes das informações liberadas por Israel sobre o programa nuclear iraniano e comentou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deu detalhes “novos e convincentes” sobre os esforços de Teerã para desenvolver armas nucleares que possam ser usadas com mísseis.

“Esses fatos são consistentes com o que os EUA sabem há muito tempo: o Irã tem um programa de armas nucleares robusto e clandestino que tentou e não conseguiu esconder do mundo e de seu próprio povo”, disse Sanders, em um comunicado divulgado há pouco. Para a porta-voz, o regime iraniano mostrou que usará armas destrutivas “contra seus vizinhos e ouros” e que, por isso, o Irã “nunca deve ter armas nucleares”.

Durante a tarde, Netanyahu fez uma apresentação em Tel-Aviv, onde acusou o Irã de mentir em relação às suas reais intenções a respeito do programa nuclear, ao afirmar que a nação persa tem “um programa secreto de bomba nuclear” conhecido como Amad. Ele afirmou, ainda, que Teerã está “mentindo descaradamente” apesar do acordo internacional que impede a produção de armas nucleares.

Voltar ao topo