EUA decidem abrir 3ª base na Romênia e irritam russos

Às vésperas das comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, uma decisão sem muito alarde deixou o governo russo irritado: os Estados Unidos decidiram abrir sua terceira e maior base militar na Romênia. O local escolhido é Constanta, porto estratégico no Mar Negro. Com obras avaliadas em mais de US$ 50 milhões, serão 78 edifícios, escolas e cinema. Tudo a poucos quilômetros das bases russas na região.

Duas décadas após a queda de regimes comunistas no Leste Europeu e do fim da Guerra Fria, o avanço norte-americano na região ainda não terminou. É o que Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, sugere como “a ampliação do Ocidente” pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Para ele, a adesão dos países do Leste Europeu à aliança atlântica era inevitável.

Essa adesão está servindo aos interesses de Washington, que hoje ocupa áreas por onde as tropas soviéticas mantinham importantes bases. A estratégia norte-americana é levar ao leste parte de suas tropas que estavam por décadas na Europa Ocidental.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.