A comissão de assuntos bancários, imobiliários e urbanos do Senado dos Estados Unidos aprovou hoje um projeto de lei que cria novas sanções ao Irã caso o país não consiga chegar a um acordo sobre seu programa nuclear.

continua após a publicidade

A iniciativa é polêmica por entrar em rota de colisão com o presidente Barack Obama, que já avisou que irá vetar qualquer tentativa de aplicar mais sanções sobre o Irã. A Casa Branca argumenta que novas sanções neste momento iriam prejudicar as negociações com o país muçulmano, e que os Estados Unidos poderiam ser culpados em última instância por um eventual fracasso das conversas.

Embora tenham passado o projeto na comissão, os senadores republicanos devem esperar um momento mais oportuno para negociar com os democratas da casa.

Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, John Boehner, contrariou novamente a Casa Branca ao convidar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a fazer um discurso no Congresso no dia 03 de março. Netanyahu deve defender novas sanções ao país do aiatolá Khomeini.

continua após a publicidade

Desta vez, os senadores também incluíram no projeto um dispositivo que afirma que Israel tem direito de se defender. Fonte: Associated Press.