EUA anunciam programa para ajudar América Latina

O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, anunciou um programa para estimular empréstimos para pequenas empresas na América Latina, afirmando que os empresários precisam de melhor acesso a crédito. Ele classificou o potencial da região como "enorme" e afirmou que a chave para ampliar a prosperidade na região é dar suporte aos empresários. O anúncio foi feito durante a abertura do Fórum sobre a Competitividade da América, em Atlanta (Geórgia).

"Mais pessoas compartilham os benefícios da liberdade econômica e do crescimento quando as pequenas empresas prosperam", disse, acrescentando que os pequenos empresários freqüentemente ficam de fora do setor financeiro formal. Segundo Paulson, a estimativa é de que apenas 10% das pequenas empresas na América Latinha tenham acesso a empréstimos de bancos e instituições financeiras de crédito comercial.

O programa de Paulson envolve criar novos modelos de empréstimos dividindo o risco inicial de créditos em estágio inicial e ajudando a assegurar um ambiente regulatório bancário construtivo. O secretário do Tesouro afirmou que esses três passos vão "trazer novas oportunidades para os bancos emprestarem e para as pequenas empresas crescerem".

Voltar ao topo