EUA anunciam ajuda de US$ 10 milhões ao Paquistão

Por causa das fortes chuvas, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou hoje que o governo norte-americano enviará helicópteros, barcos, pontes, unidades de tratamento de água e outros suprimentos ao Paquistão como parte de uma promessa inicial de ajuda de US$ 10 milhões.

O número de mortes causadas pelas fortes chuvas que vêm castigando o país há mais de uma semana ultrapassou hoje a marca de 1.100, informaram autoridades locais. Equipes de resgate trabalhavam para tentar salvar mais de 27 mil pessoas isoladas pelas enchentes, enquanto funcionários do governo alertavam para o risco de epidemias por causa das precárias condições das áreas afetadas, no noroeste paquistanês.

De acordo com dados do governo paquistanês, pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pela inundação, considerada a pior da história do país. A tragédia ocorre em um momento complicado para o Paquistão, que vem sofrendo com uma fraca economia e uma sanguinária guerra contra insurgentes fundamentalistas islâmicos.

O governo local enviou 43 helicópteros e mais de cem barcos para ajudar nos trabalhos de resgate. No entanto, apesar de todo o esforço das autoridades, o número de vítimas ainda pode aumentar porque as equipes de resgate ainda não têm acesso a algumas das áreas afetadas.

Voltar ao topo