Estudo diz que 11/09 é momento mais impactante da TV nos EUA

Os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram o evento que mais impactou os espectadores dos Estados Unidos durante os últimos 50 anos, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de consultoria Nielsen em colaboração com a Sony.

A pesquisa, realizada com 1.077 americanos adultos, analisa a repercussão que diferentes fatos transmitidos pela televisão tiveram sobre os telespectadores, levantou se os entrevistados lembram de vê-los ao vivo, se sabem exatamente onde e com quem se encontravam no momento e se comentaram o assunto com outras pessoas.

Os trágicos ataques de 11/09, que mataram cerca de 3 mil pessoas após dois aviões colidirem contra as Torres Gêmeas em Nova York e contra o Pentágono em Washington e outro cair na Pensilvânia, definem com ampla vantagem de votos o evento que mais impactou os espectadores do país, segundo o estudo.

Os entrevistados foram perguntados sobre momentos tão distintos como o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, a exibição do último capítulo de séries como “Friends”, eventos esportivos como o “Super Bowl” ou as imagens de catástrofes naturais como o tsunami do Japão no ano passado.

Outra catástrofe natural, o furacão Katrina, que matou cerca de 1.800 pessoas em 2005, ficou como o segundo evento que mais marcou os americanos, seguido pelo veredicto no julgamento por assassinato contra a estrela do esporte americano O.J. Simpson.

“Os desastres, as quedas em desgraça e os atos de guerra continuam sendo os eventos mais comentados. No entanto, casamentos e eleições também são momentos televisivos que oferecem laços que unem à cultura americana”, afirma o estudo.

A explosão da nave Challenger, em 1986, e a morte de Osama bin Laden, em 2011, completam a lista dos cinco momentos que ficaram mais gravados na memória dos americanos segundo o estudo, realizado entre 15 e 17 de fevereiro.

No 10º lugar da lista está o funeral da princesa Diana e, em seguida, estão a morte de Whitney Houston, a captura e execução de Saddam Hussein, a posse do presidente Barack Obama, o casamento do príncipe William e Kate Middleton e o assassinato de John F. Kennedy, entre outros.

Voltar ao topo