Cenas de terror

Estreia de “Batman” nos EUA tem tiroteio com 14 mortos

Um homem invadiu na madrugada desta sexta-feira uma sala de cinema na cidade americana de Aurora, no Colorado, lançou uma bomba de gás e disparou contra o público e matou pelo menos 12 pessoas e deixou 50 feridos, informou o chefe da polícia local, Dan Oates.

A tragédia ocorreu no complexo Century, que conta com 16 salas, durante a estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas ressurge”, última sequencia da série. Milhares de pessoas estavam no cinema na hora do incidente.

Oates disse que pouco depois do massacre a polícia deteve um suspeito, de 24 anos de idade, em um estacionamento atrás do cinema. O jovem, que portava uma escopeta, uma espingarda, uma pistola e um colete à prova de balas, contou aos agentes que tinha explosivos em seu apartamento.

As imagens captadas por câmeras de telefones celulares mostram cenas de pânico e pessoas feridas no complexo da cidade de Aurora, localizada na periferia de Denver.

As autoridades locais informaram que pelo menos 50 pessoas foram transferidas para hospitais próximos.

Um agente especial do FBI em Denver, Jim Yacone, disse que a agência enviou uma equipe para colaborar nas investigações e que dezenas de pessoas foram levadas para uma escola para serem ouvidas sobre o ocorrido.

Uma testemunha disse que viu uma menina, de cerca de nove anos, com ferimentos de bala nas costas, enquanto Benjamín Fernández, de 30 anos, disse ao jornal “Denver Post” que estava vendo o filme quando escutou uma série de explosões e as pessoas saíram correndo da sala, enquanto os policiais gritavam “ao chão!”.

Salina Jordan, de 19 anos, que estava em uma sala contígua, disse ao mesmo jornal que viu vários feridos, incluída uma menina com ferimentos na bochecha e na barriga.

Uma testemunha descreveu o autor do ataque como um homem vestido de negro, com capacete e máscara, que invadiu a sala com uma escopeta e começou a disparar. Centenas de pessoas assistiam a estreia com fantasias dos personagens da série Batman.

Uma testemunha disse à “CNN” que inicialmente o público não notou que os disparos eram reais. O porta-voz do departamento de polícia de Aurora, Frank Fania,afirmou que ainda não se conhecem os motivos da ação.

“As testemunhas disseram que o homem apareceu na frente da sala, mas não é claro se ele saiu detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar”, explicou Fania.

Outra testemunha disse à cadeia “CNN” que ele escutou entre dez e vinte disparos de armas de fogo e uma explosão, enquanto outros falaram de uma bomba que gerou fumaça dentro da sala.

Em seguida, o alarme de incêndio disparou e o público correu para as saídas, o que, devido ao pânico generalizado, pode ter deixado mais feridos.