Os estoques de petróleo dos Estados Unidos subiram 5,731 milhões de barris na semana passada, para 456,485 milhões de barris, informou o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). A alta foi maior que o previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que estimavam aumento de 3,2 milhões.

continua após a publicidade

Os estoques de gasolina subiram 908 mil barris, também acima das estimativas de alta de 600 mil barris. O total dos estoques de gasolina ficou em 222,334 milhões. Já os estoques de destilados contrariaram as previsões e subiram 528 mil barris, enquanto a previsão era de queda de 1,5 milhão. O total ficou em 134,487 milhões de barris.

continua após a publicidade

Os estoques de petróleo em Cushing também subiram 202 mil barris na semana, para 63,986 milhões de barris.

continua após a publicidade

A taxa de utilização da capacidade das refinarias dos EUA passou de 89,2% para 84,5%, abaixo da previsão de 89,1%.

A produção diária de petróleo, por sua vez, recuou de 9,480 milhões para 8,406 milhões. (Flavia Alemi – flavia.alemi@estadao.com)