Estados Unidos oferecem vôos para retirar cidadãos da Bolívia

O governo dos Estados Unidos passou a oferecer vôos aos norte-americanos que desejem deixar a Bolívia, após ter feito uma recomendação para que tomem a medida. “O Departamento de Estado e a embaixada americana em La Paz desejam informar a vocês que um ou dois vôos fretados pelo governo dos EUA estarão disponíveis quarta-feira para transportar os americanos que desejem partir de La Paz para Lima, no Peru”, informou o comunicado.

A oposição boliviana composta pelos Departamentos (Estados) de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando está mobilizada há semanas em protesto contra o governo central do presidente Evo Morales. Elas exigem o reconhecimento de suas autonomias e rejeitam a convocação do referendo constitucional, marcado para 7 de dezembro. Além disso, os opositores exigem a restituição de um imposto sobre gás e petróleo que foi confiscado pelo governo central para a criação de uma pensão para idosos.

Os conflitos já deixaram ao menos 15 mortos e 37 feridos, segundo números oficiais. Além disso, o presidente boliviano expulsou o embaixador norte-americano em La Paz, Philip Goldberg motivado pelo fato de o representante dos EUA ter, segundo Morales, encorajado a divisão da Bolívia e os atos violentos cometidos por grupos de oposição.

A decisão foi apoiada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que também expulsou o embaixador dos EUA em Caracas, e pelo presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que recusou-se a receber as credenciais do novo embaixador norte-americano em seu país. Washington retaliou com as expulsões dos embaixadores da Bolívia e da Venezuela.