Escudo antimísseis dos EUA será montado na Romênia

Washington e Bucareste disseram hoje que mísseis interceptores dos Estados Unidos serão instalados em uma base aérea no sul da Romênia, construída na era soviética, em uma nova tentativa para a montagem de um sistema antimísseis. Os dois governos negociam há mais de doze meses a instalação do sistema de mísseis interceptores, o qual deverá estar em operação até 2015.

“Nós decidimos que o escudo antimísseis será instalado na base aérea de Deveselu”, disse o presidente da Romênia, Traian Basescu, em uma entrevista exibida na televisão romena. A base aérea, localizada em uma zona agrícola 100 quilômetros ao norte da fronteira com a Bulgária, foi construída há quase 60 anos, com a assistência da União Soviética. Em 1952, o primeiro avião MiG-15 construído pelos soviéticos pousou na base aérea de Deveselu.

“Estamos convencidos de que Deveselu será um local excelente e provará ser uma ótima localização para os mísseis interceptores”, disse o general John Gardner, vice-comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos.

Washington originalmente planejava instalar o escudo antimísseis na Polônia e na República Checa, com o objetivo declarado de proteger a Europa de um suposto ataque de mísseis do Irã. Mas o plano, que enfureceu a Rússia, foi cancelado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, no final de 2009. Desde então, os EUA trabalharam com a Rússia em um novo tratado de redução de armas nucleares estratégicas, o chamado Start II, que substituiu o Start, já expirado.

O governo russo advertiu que se reserva o direito de abandonar o tratado Start II se os EUA prosseguirem com sua ideia de construir um escudo de defesa antimísseis no Leste Europeu. O projeto romeno-americano prevê a instalação de 24 mísseis interceptores SM-3 na base. Em 2018, os EUA instalarão outra quantidade desses mísseis na Polônia. O sistema será completado pelo navio de guerra americano Monterey, equipado com radar Aegis, que ficará no Mediterrâneo. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo