Escudo antimísseis dos EUA será montado na Romênia

Washington e Bucareste disseram hoje que mísseis interceptores dos Estados Unidos serão instalados em uma base aérea no sul da Romênia, construída na era soviética, em uma nova tentativa para a montagem de um sistema antimísseis. Os dois governos negociam há mais de doze meses a instalação do sistema de mísseis interceptores, o qual deverá estar em operação até 2015.

“Nós decidimos que o escudo antimísseis será instalado na base aérea de Deveselu”, disse o presidente da Romênia, Traian Basescu, em uma entrevista exibida na televisão romena. A base aérea, localizada em uma zona agrícola 100 quilômetros ao norte da fronteira com a Bulgária, foi construída há quase 60 anos, com a assistência da União Soviética. Em 1952, o primeiro avião MiG-15 construído pelos soviéticos pousou na base aérea de Deveselu.

“Estamos convencidos de que Deveselu será um local excelente e provará ser uma ótima localização para os mísseis interceptores”, disse o general John Gardner, vice-comandante do Comando Europeu dos Estados Unidos.

Washington originalmente planejava instalar o escudo antimísseis na Polônia e na República Checa, com o objetivo declarado de proteger a Europa de um suposto ataque de mísseis do Irã. Mas o plano, que enfureceu a Rússia, foi cancelado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, no final de 2009. Desde então, os EUA trabalharam com a Rússia em um novo tratado de redução de armas nucleares estratégicas, o chamado Start II, que substituiu o Start, já expirado.

O governo russo advertiu que se reserva o direito de abandonar o tratado Start II se os EUA prosseguirem com sua ideia de construir um escudo de defesa antimísseis no Leste Europeu. O projeto romeno-americano prevê a instalação de 24 mísseis interceptores SM-3 na base. Em 2018, os EUA instalarão outra quantidade desses mísseis na Polônia. O sistema será completado pelo navio de guerra americano Monterey, equipado com radar Aegis, que ficará no Mediterrâneo. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.