Equipes encontram sobreviventes de tufão nas Filipinas

Equipes de resgate encontraram hoje um homem de 54 anos que sobreviveu por dois dias após um tufão ter devastado o sul das Filipinas, matando mais de 300 pessoas e deixando centenas de desaparecidos.

Um grupo de voluntários de resgate encontrou Carlos Agang com a perna fraturada e escoriações, agarrado a uma rocha na beira de um rio na cidade de New Bataan, no Vale de Compostela, a província mais afetada pelo tufão Bopha.

As equipes de resgate também encontraram uma mulher grávida, do outro lado do rio, com seu filho de um ano. Eles escaparam das enchentes que inundaram sua casa após o tufão Bopha atingir o continente.

A previsão é que o tufão Bopha, com ventos centrais de mais de 100 km/h, chegue o mar da China Meridional na sexta-feira.

O tufão provocou deslizamentos de terra e inundações ao longo da costa e nas cidades agrícolas e mineradoras do interior na região de Mindanao, no sul do país.
Autoridades dizem que mais de 370 pessoas estão desaparecidas. O número de mortos, que passa de 300, pode subir ainda mais, com funcionários do governo local relatando números maiores de desaparecidos e mortos.

A prioridade do governo agora é focar as buscas pelos desaparecidos e construir abrigos para os milhares de desalojados.

Foram enviados alimentos e kits de primeiros socorros para os habitantes da região de Mindanao, onde três cidades seguiam isoladas.