Entrada da Venezuela no Mercosul é uma “ferida grave”, diz vice uruguaio

O vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, qualificou nesta terça-feira como uma “ferida grave” para o Mercosul a entrada da Venezuela, aprovada no dia 29 de junho em Mendoza (Argentina), porque segundo ele é uma “agressão institucional muito grande”.

Considerado o arquiteto da política econômica uruguaia, Astori considerou que a forma como aconteceu a adesão venezuelano é “talvez a ferida mais grave do Mercosul em seus 21 anos”.

O que ocorreu na sexta-feira passada, na cúpula de Mendoza, foi “atingir o coração do Tratado de Assunção”, acrescentou o vice-presidente em entrevista divulgada no site do jornal “El Observador”.

Astori destacou que uma das regras “mais importantes” do tratado é que a entrada de um membro pleno “deve ser aprovada” por todos os membros plenos já existentes.

Previamente, na cúpula do Mercosul, foi ratificada a suspensão do Paraguai que havia sido aprovada após o impeachment do presidente do país, Fernando Lugo.

Essa suspensão abriu o caminho para a entrada da Venezuela ao bloco, solicitada há cinco anos, mas até então postergada devido à oposição do Senado paraguaio.

A adesão foi aprovada pelas presidentes de Brasil e Argentina, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, e o presidente do Uruguai, José Mujica, que marcaram a ratificação para o fim do mês no Rio de Janeiro.

O vice-presidente uruguaio disse considerar que o caminho seguido para a entrada da Venezuela “pode ter grandes consequências no futuro, como o caso de a institucionalidade do Mercosul se tornar tão frágil que não sirva para nada”.

“Tomara se possa fazer algo para reverter esse processo, se essa possibilidade existir eu acho que é preciso explorá-la”, afirmou Astori.

Voltar ao topo