Engenho francês absorverá óleo derramado no mar

Três jovens franceses idealizaram uma máquina desenhada especificamente para absorver hidrocarbonetos, enquanto especialistas locais estimaram que em março chegará às praias uma nova onda de óleo combustível do petroleiro afundado Prestige.

Um jovem da região afetada e dois amigos donos de uma pequena fábrica desenvolveram o que parece ser a primeira máquina concebida especialmente para recolher óleo combustível da areia molhada das praias francesas, à qual chamaram “Pro-Onet”.

Didier Tapie-Debat, de 31 anos, é o jovem proprietário da empresa Artix, que criou, junto a Christian e Olivier Peboscq, a Pro-Onet, patenteada recentemente. “A idéia me surgiu ao ver toda a poluição provocada sobre o litoral atlântico pelo petroleiro Prestige”, disse à ANSA Tapie-Debat, em conversa telefônica.

O Prestige afundou no final do ano passado diante das costas espanholas e causou um desastre ecológico que também afetou, em menor medida, Portugal e França.

Depois de ser submetida a uma série de testes na zona de Biscarrosse, região de Landes, a invenção foi aprovada pelo Centro de Documentação, Pesquisa e Experimentação sobre Contaminações Acidentais da Água, o que a habilita para ser usada no caso do Prestige.

A empresa que dirige Tapie-Debat, com sede na província de Pirineus Atlânticos, se dedica a comercializar plásticos para a agricultura. Na fábrica dos irmãos Peboscq se desenvolveu o protótipo da Pro-Onet.

“O sistema é bastante simples. Trata-se de duas rodas metálicas de 2,5 metros de largura acopladas e recobertas por uma tela plástica, sobre a qual aderem os hidrocarbonetos”, explicaram.

“Essas rodas são colocadas na parte dianteira de um trator e dentro de contêineres dentro dos quais se descarrega o combustível. Isso permite limpar uma praia inteira em tempo recorde. Antes que a maré suba, a praia fica completamente limpa”, explicou Tapie-Debat.

O informe emitido pelo Centro destaca que “a utilização desse tipo de técnica deve ser privilegiada no caso de novas ondas de contaminação, já que a coleta manual é muito complicada e com outros meios mecânicos é quase impossível”.

Tapie-Debat decidiu, então, convocar uma quantidade de empresas para fabricar suas novas máquinas, que já foram solicitadas pela província de Pirineus Atlânticos, enquanto da Espanha também já começaram a chegar encomendas.

O jovem empresário não pretende vender as máquinas, mas prestar o serviço de limpeza, para o qual convocou os donos de tratores da região afetada.

Por outro lado, a ministra de Ecologia e Desenvolvimento Durável, Roselyne Bachelot, que viajou à costa basca francesa nos últimos dias, anunciou a mobilização de cerca de 800 novos voluntários para enfrentar uma nova onda de óleo que chegará às costas em março, durante a primavera européia.

Voltar ao topo