Em trailer de documentário, Putin descreve reunião sobre tomada da Crimeia

O presidente russo Vladimir Putin descreveu uma reunião secreta realizada no ano passado, quando a Rússia decidiu tomar a península da Crimeia, região do Mar Negro pertencente à Ucrânia que Moscou anexou em março de 2014.

No trailer de um documentário que será lançado em breve, mostrado na televisão estatal russa na noite de domingo. Putin disse que se reuniu com autoridades de segurança no mês de fevereiro para formular os planos para salvar o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, que fugiu após meses de protestos na capital ucraniana.

“Estamos prontos para retirá-lo de Donetsk por terra, mar e ar”, disse ele. “Metralhadoras pesadas foram instaladas lá, então não haverá muita discussão sobre isso.”

Putin afirmou que, após a reunião, ele disse aos chefes de segurança que estavam “obrigados a começar a trabalhar para devolver a Crimeia para a Rússia”.

O trailer, de um minuto, começa com música dramática e imagens deslumbrantes da costa a Crimeia. O canal de televisão Rossiya-1 não informou quando o documentário irá ao ar.

Originalmente, o Kremlin negou que havia enviado tropas para a Crimeia, embora posteriormente Putin tenha anunciado na televisão estatal que tropas russas foram enviadas. Yanukovych estava em segurança, em território russo, no final de fevereiro, quando o Exército russo estava estabelecendo sua presença na Crimeia. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo