Em que princípios a eubiose se baseia?

Antes, a advertência de que não existem dogmas no Colégio Eubiótico; nem se nega a priori, sem detida cogitação, o que à primeira vista espanta. Os princípios doutrinários devem ser encarados, portanto, como pontos de apoio onde a Razão se firma para chegar o mais perto possível da Verdade. Tendo o estudante superado uma etapa, passa à seguinte sem renegar a anterior, como na escalada dos degraus de uma escada, que forma um todo composto por níveis sucessivos.

Vejamos alguns pressupostos filosóficos da Escola Eubiótica:

A constituição ternária do homem

O homem é formado por três veículos: corpo, alma e espírito. O corpo físico e sua contraparte energética são formados com matéria da terra. Uma vez exaurida a parte energética, as moléculas desordenam-se e as células degradam-se. É a morte física.

A alma é uma forma sutil de matéria. Ela faz a intermediação entre o corpo físico e o espírito. Constitui a personalidade. Desenvolve-se pelas forças da genética, dos impulsos individuais, da necessidade, do ambiente, enfim, do “jogo da vida”. Ela também morre, em tempo variável, após a morte física, mas deixa suas experiências impressas no espírito.

O espírito é a essência divina no homem, a individualidade, a sede da consciência. É o modelo em que a alma se pauta na busca da perfeição. Nele ficam gravadas, em resumo, as experiências das vidas. É o eterno princípio reencarnante, “a centelha divina no homem”.

A doutrina da reencarnação

Os grandes sistemas religiosos e filosóficos sempre admitiram a reencarnação. O Cristianismo adotou-a originalmente, durante séculos. O espírito se realiza em muitas vidas, revestindo-se sempre de uma personalidade e um corpo diferentes, como um ator que representa em sua carreira inúmeros personagens. Neste sentido somos imortais. Embora nosso corpo e nossa personalidade mudem em cada existência, somos eternos como individualidade.

Coluna Eubiótica

– Uma publicação da Sociedade Brasileira de Eubiose. Rua Deputado Joaquim Linhares de Lacerda, 71. Seminário / 80240-560 / (41) 342-6439 – Curitiba-PR.

Voltar ao topo