Em novos ataques, veículos da Otan são incendiados

Dezenas de veículos militares foram incendiados nesta segunda-feira (8) por militantes em Peshawar, no noroeste do Paquistão. O alvo da operação foi um terminal de caminhões que transportam suprimentos para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos Estados Unidos no Afeganistão. O ataque foi o segundo em dois dias, na cidade que se encontra na rota dos caminhões que levam materiais ao vizinho Afeganistão.

Um trabalhador do terminal, Altaf Hussein, disse que vários militantes chegaram ao terminal Bilal lançando granadas. Em seguida puseram fogo em cerca de 50 veículos, que estavam prestes a partir com suprimentos para o Afeganistão. Os terminais de Peshawar são guardados por vigilantes, que portam armas leves. Esses profissionais estão mais preparados para lidar com roubos que com milicianos organizados.

Um repórter da Associated Press observou no local dezenas de veículos incendiados. Perto de 75% das provisões de combustíveis, alimentos e outros itens de logística para as forças ocidentais que enfrentam os insurgentes do Taleban no Afeganistão passam regularmente pelo território paquistanês. Funcionários da Otan afirmam que os ataques às provisões não afetam as operações no vizinho, mas buscam outras rotas para o envio desses materiais.