Eleição americana

Em nova pesquisa, Obama segue com 4 pontos na frente de McCain

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, segue na liderança na intenção de voto para as eleições norte-americanas, indica a pesquisa diária do Gallup, publicada nesta segunda-feira (22) na página do instituto na internet. Segundo o levantamento, realizado entre 19 e 21 de setembro, Obama tem 48% da intenção de voto, enquanto seu rival republicano, John McCain, tem 44%. Em comparação à ultima pesquisa, de ontem, Obama mantém a liderança de quatro pontos porcentuais: ele tinha 49% e McCain, 45%.

“Houve pouca mudança em relação às pesquisas publicadas no final de semana, o que sugere que os americanos estão respirando após a enxurrada de notícias sobre Wall Street e a economia”, avalia o Gallup. Segundo o instituto, a liderança do candidato democrata na intenção de voto é muito parecida com o cenário detectado pelo Gallup antes das convenções partidárias, no final de agosto.

“Ambos os candidatos parecem direcionar o foco, nesta etapa, ao extraordinário pacote planejado pelo governo para o sistema financeiro, algo que poderá ter algum impacto na corrida presidencial nesta semana, embora o principal evento eleitoral sem dúvida seja o primeiro debate entre os dois candidatos à presidência, na noite da sexta-feira (26), na Universidade do Mississippi.” A pesquisa ouviu 2.740 eleitores registrados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.