Em meio a negociações, Farc libertam quatro reféns

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) libertaram ontem um grupo de quatro chineses que ficaram mais de um ano em um cativeiro no departamento de Caquetá, no sul da Colômbia.

A libertação acontece em meio às negociações entre o governo colombiano e a guerrilha, que estão reunidos em Havana, em Cuba, para fechar um acordo de paz. Durante os diálogos, as Farc afirmaram que não tinham mais reféns.

Segundo informações da polícia local, os chineses foram entregues à Cruz Vermelha na região de Los Pozos, em San Vicente de Caguán. Eles passaram a noite em um hotel e serão enviados à capital Bogotá hoje.

Zhau Hong, Yang Jing, Tang Guo Fu e o tradutor deles trabalhavam para a empresa Great Western Drilling Company (GWDC), terceirizada da petroleira Emerald Energy.

Os estrangeiros, que não sabiam falar espanhol, foram sequestrados em 8 de junho de 2011, em San Vicente de Caguán, quando viajavam em uma camionete. Na época do crime, os chineses estavam há quatro meses no país.

O governo e os rebeldes das Farc fazem a segunda rodada de negociações nesta semana, discutindo uma proposta de reforma agrária. Os próximos pontos avaliados serão o narcotráfico, o desarme dos rebeldes, a participação política e a indenização às vítimas do conflito, que dura mais de 50 anos.