Em Haia, Lula diz que não faltará energia no Brasil

Em discurso de improviso para cerca de 200 empresários holandeses e brasileiros, no seminário sobre Oportunidades de Negócios, em Haia, na Holanda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou os empresários a investirem no Brasil, afirmando que não faltará infra-estrutura ou energia para que as empresas possam produzir. "Estou dizendo isso para que os empresários saibam o que significa o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)", afirmou. Lula citou vários investimentos do governo na área de infra-estrutura.

O presidente também voltou a fazer uma ampla defesa dos biocombustíveis. Ele lembrou que em novembro haverá um seminário internacional para discutir o assunto e pediu para que os empresários participem de um debate racional, com uma grande dosagem de informações técnicas e científicas. "De forma a não permitir que a gente fique fazendo debate apenas com viés ideológico, se a cana vai substituir o feijão e o arroz", acrescentou.

Lula disse que nos jornais de hoje já há até charges dizendo que os biocombustíveis estão causando inflação por conta dos alimentos que deixaram de ser plantados. "Isso é uma falácia, uma mentira deslavada de quem não entende ou não quer entender", desabafou. "É amplamente possível compatibilizar produção de etanol e biodiesel com a produção de alimentos", afirmou.

"Peço a todos vocês que, ao analisarem a questão dos biocombustíveis, não avaliem a partir da lógica de um país europeu", afirmou. Segundo o presidente, há espaço extraordinário para uma parceria para produzir novos combustíveis a partir de países que não produzem nada.

Voltar ao topo