Elizabeth II se torna a monarca a ficar mais tempo no posto no Reino Unido

A rainha Elizabeth II se tornou nesta quarta-feira a monarca do Reino Unido a ficar mais tempo no posto. Ela foi a um evento em Edimburgo, sendo recebida com empolgação por um grupo de súditos.

A monarca de 89 anos superou a rainha Vitória, que reinou por 63 anos e 216 dias. A atual rainha, porém, que também lembra hoje a data da morte de seu pai, o rei George VI, não quis fazer nenhuma celebração formal do fato. Em vez disso, o Palácio de Buckingham organizou o comparecimento dela para a inauguração de uma nova linha ferroviária, a maior a ser construída no Reino Unido em mais de um século.

Após um breve atraso devido ao mau tempo, a rainha e seu marido, o príncipe Philip, chegaram à Estação Waverley, em Edimburgo, acompanhados por gaitas de fole. Ali, eles tomaram um trem a vapor que seguia para uma vila no sul da Escócia.

Ainda que não seja realizada nenhuma celebração oficial, outros eventos são planejados para marcar a ocasião, entre eles uma procissão de embarcações históricas e de barcos de passageiros pelo rio Tâmisa e o badalar de sinos em igrejas pelo país.

Na noite desta quarta-feira, a rainha deve jantar com membros de sua família no Castelo Balmoral, uma grande residência real em Aberdeenshire, onde ela costuma passar os verões, disse uma pessoa familiarizada com o assunto. No grupo estará seu neto, príncipe William, o segundo na linha do trono, depois de seu pai, o príncipe Charles, e também a mulher de William, a duquesa de Cambridge, disse a fonte.

O rainha Elizabeth foi coroada após a morte de seu pai, em 1952, após ele não conseguir se recuperar de uma operação pulmonar. O reinado dela sobreviveu a 12 primeiros-ministros e a mudanças dramáticas na sociedade. Enquanto a família real teve altos e baixos ao longo dos anos, ela permanece uma figura em geral popular no Reino Unido, onde é admirada por sua dedicação ao papel. Elizabeth viaja bastante, como líder da associação de países da Commonwealth, além de participar de eventos no país, como por exemplo de cerimônias e recepções. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo