Eleição americana

Eleitores duvidam de credenciais de Palin, diz pesquisa

Metade dos eleitores americanos tem dúvidas com relação às credenciais de Sarah Palin, companheira de chapa do republicano John McCain, para atuar como presidente dos Estados Unidos, revela a mais recente pesquisa Wall Street Journal/NBC News. Segundo o levantamento, 49% responderam que não consideram Sarah Palin apta para exercer o cargo, e 42% disseram que acham a governadora do Alasca qualificada para ser presidente dos EUA.

Caso vença as eleições de novembro, John McCain, atualmente com 72 anos, será o presidente mais velho a iniciar um primeiro mandato no país. Os questionamentos referentes à idade de McCain persistem e o próprio candidato já disse que os eleitores precisam ter confiança de que sua companheira de chapa está pronta para assumir a Casa Branca.

Os eleitores ouvidos para a elaboração da pesquisa demonstraram significativamente mais confiança no vice da chapa democrata, Joe Biden, caso Barack Obama seja eleito e precise ser substituído. De acordo com a pesquisa, 64% disseram que Biden, o companheiro de chapa de Obama, está qualificado para assumir a presidência dos EUA em caso de necessidade. Apenas 21% responderam o contrário.